segunda-feira, 31 de março de 2014

O Futuro Está no Multiplayer ?


  Recentemente saiu o jogo Titanfall para Xbox One e Pc e algum dia para xbox 360, um jogo que junta robôs gigantes, jet packs, planetas alienígenas e tudo o que todos os jogadores sonharam e que eu ainda não joguei e é justamente por isso que não vou falar de como esse game deve ser fo... muito bom, Porém ele tem algo que me chamou atenção (que não são os robôs gigantes), o fato de ele ter uma pseudo campanha totalmente multiplayer.

     Logo me veio um flashback de toda a 8° geração e da evolução dos jogadores (sim, dos jogadores) e cada vez mais o fim da experiencia solo. Percebi isso quando comecei a ler comentários que diziam "jogo x ou Y não tem mult? Não vou comprar então", e o pior, as empresas estavam lendo isso e foi ai que muitas franquias começaram a morrer, começando pelo aclamado Resident Evil que teve introduzido o modo co op na campanha, fator que descaracterizou a serie e prejudicou aqueles que queriam jogar sozinhos (maldita Sheva que gastava minha munição) e ainda temos uma das grandes revelações da geração passada, Dead Space que também foi estragado pelo co op.
      Ainda temos muitos outros pontos negativos, como a diminuição da campanha, um aumento de FPS genéricos loucos pra pegar uma fatia do mercado de Call of Duty e Battlefield além dos multi jogadores desnecessários como os dos jogos Tomb Raider e Bioshock 2, porem há coisas interessantes que favorecem em muito a experiencia solo, como os peões do Dragons Dogma e as criaturas de Spore aonde as criações de outros jogadores são compartilhados entre toda uma comunidade.
    Além claro dos games pensados para o multijogador, como o cod, Battlefield , Left 4 Dead, Bordelands e até o magnifico journey e aqueles jogos quase únicos em que tem uma trabalho tão bem feito que conseguem gerenciar de maneira espetacular os dois modos como Portal 2, The Last of Us e os RTS da Blizzard por exemplo, infelizmente esses são a minoria.
    Devo admitir que em muitos casos o multiplayer tanto competitivo quanto cooperativo são muito divertidos e são essenciais aquela proposta ou simplesmente acabam sendo um pequeno extra muito bem vindo pra alongar um pouco a vida útil do jogo como é o caso desse modo na serie assassins Creed, porem nada substituirá a experiencia single player, a simples experiencia de ser um cavaleiro solitário cavalgando sozinho entre desertos atras de poderosos titãs ou ser a ultima esperança de uma galaxia que luta contra a sua aniquilação, historias talvez roteirizadas pelos produtores mas as experiencias são suas, pois não há milhões de escolhidos que podem matar o dragão, só há você.
                        

domingo, 30 de março de 2014

Top 10 - personagens femininas nos videogames


 Ao contrario do que muitos pensam videogames não é algo exclusivamente masculino e isso é um fato comprovado por diversas pesquisas mostrando que o publico feminino na área é grande, e não é somente na vida real que elas dominam mas dentro das talas também, personagens bem desenvolvidos com carisma e personalidade. E por causa disso resolvi fazer esse top 10 das personagens femininas mais importantes dos videogames, infelizmente não davam todas, mas farei uma menção a elas em outro post, também gostaria de agradecer ao grupo Uol Jogos que me ajudou na pesquisa para montar essa lista.    


                                               10- Clementine (The Walking Dead) 

Mesmo com sua pouca idade Clementine se mostra altamente inteligente e sempre demonstrando grande coragem no meio do apocalipse zumbi. Mas mesmo diante de tanto caos ela consegue manter a sua humanidade e servir como compasso moral para o grupo.









                                              9-Meryl Silverburgh ( Metal Gear Solid)
 Meryl é uma das melhores combatentes da saga Metal Gear, sempre firme e determinada. Ela acabou ganhando o comando Rat Patrol Team 01 graças a sua experiência adquirida no incidente em Shadow Moses aonde lutou lado  lado com o lendário Solid Snake, da qual já o tirou de varias enrascadas.





                                                          8-Sarah Kerrigan (Starcraft) 
Sarah Kerrigan que mais tarde se auto intitularia como Rainha das Laminas, foi uma fantasma da confederação terrana que se juntou aos filhos de Kohal em busca de combater o governo corrupto, porém em meio a conspirações e uma guerra alienígena entre Protoss e Zergs, ela acaba sendo capturada pelos zergs na qual a transformam na Rainha das Laminas líder do enxame zerg e um dos personagens mais importantes da serie.
                 
                                                          7-Elizabeth (Bioshock)
Aprisionada na cidade flutuante de Columbia e protegida por um pássaro gigante chamado de Songbird, Elizabeth se mostra muito mais do que uma princesinha que precisa ser resgatada, e não só por suas habilidades especiais de entrar em outras dimensões que estão sempre ajudando Booker mas pelo seu amadurecimento como personagem durante a trama, chegando ao ápice no magnifico final do jogo.

                                                        6- Ellie (The Last of Us) 
Ellie é outra personagem que cresce muito ao decorrer da trama e cativa o jogador a cada segundo em que se passa no mundo pós- apocalíptico do jogo, seja por sua personalidade marcante ou sua química com o contrabandista Joel ( Não é algo amoroso) que vai ficando mais forte ao decorrer da viagem através dos Estados Unidos. Mesmo com 14 anos ela se demonstra altamente madura já que ela nunca conheceu as mordomias do mundo moderno, devido o fato do apocalipse causado por um fungo misterioso ter destruido a civilização muitos anos antes de seu nascimento.

                                                           5-Alyx Vance (Half- Life)
Alyx é filha do doutor Eli, um dos sobreviventes do incidente de Black Mesa. Ela cresceu ouvindo as historias do grande Gordon Freeman, por isso ela se juntou a resistência contra a invasão Combine e ajudava os civis a fugirem da cidade 17 (ou City 17 para as pessoas que acham que tem diferença do português para o inglês).







                                                             4-Samus Aran (Metroide)
Samus Aran merece o mérito de ser uma das primeiras personagens femininas da industria e por praticamente não conter um grande apelo sexual, não é a toa que foi uma grande surpresa para os jogadores do primeiro Metroide quando descobriram que por traz daquela armadura tinha uma mulher. Ela é uma caçadora de recompensas que tem como objetivo acabar com os Space Pirates. Um fato curioso sobre a personagem é que o seu nome foi inspirado em um dos jogadores de futebol mais famosos,  Edson Arantes do Nascimento, o Pelé além de ser inspirada em uma das personagens feminias mais famosas do cinema Ellen Ripley da saga de filmes alien.

                                      3-Comandante Sheppard ou Femshep (Mass Effect)
Você deve estar se perguntando, Sheppard não é um homem? A resposta e sim e não, já que o sexo do personagem pode ser escolhido pelo jogar, assim como sua historia e inclinação moral, como todo bom RPG, e ai estar a grande importância dessa personagem que ao decorrer da grande aventura espacial da trilogia ela ganhava seu espaço graças ao excelente trabalho de dublagem da Jennifer Hale que fez a versão feminina (ou femshep para os íntimos) ficar mais importante que a masculina e se tornar um ícone dessa grande Space Opera criada pela Bioware.



                                                               2-Cortana (Halo)
Cortana é sem duvida um dos personagem mais marcantes da historia dos games e da ficção cientifica, sendo um programa de computador ela se demonstra mais humana que seu companheiro, Master Chief, sempre representando essa dualidade com o Spartan, e devo dizer que as melhores cenas do jogo possuem a participação dela. E essa humanização da personagem ao decorrer da serie nos faz criar uma empatia com a personagem tão grande que torna ainda mais forte a relação de amizade entre os dois personagens.
                   
                                                           1- Lara Croft (Tomb Raider) 
Talvez a personagem feminina mais famosa da historia, a arqueóloga inglesa Lara Croft que já passou por aventuras que deixariam Indiana Jones com inveja é a personagem principal do jogo Tomb Raider. A personagem já teve varias mudanças de visual dês da era do psone, da sexy e desproporcional  até a mais realista do jogo atual, cativando jogadores não somente por sua beleza mas por sua determinação e coragem para sobreviver a tais aventuras.