segunda-feira, 31 de março de 2014

O Futuro Está no Multiplayer ?


  Recentemente saiu o jogo Titanfall para Xbox One e Pc e algum dia para xbox 360, um jogo que junta robôs gigantes, jet packs, planetas alienígenas e tudo o que todos os jogadores sonharam e que eu ainda não joguei e é justamente por isso que não vou falar de como esse game deve ser fo... muito bom, Porém ele tem algo que me chamou atenção (que não são os robôs gigantes), o fato de ele ter uma pseudo campanha totalmente multiplayer.

     Logo me veio um flashback de toda a 8° geração e da evolução dos jogadores (sim, dos jogadores) e cada vez mais o fim da experiencia solo. Percebi isso quando comecei a ler comentários que diziam "jogo x ou Y não tem mult? Não vou comprar então", e o pior, as empresas estavam lendo isso e foi ai que muitas franquias começaram a morrer, começando pelo aclamado Resident Evil que teve introduzido o modo co op na campanha, fator que descaracterizou a serie e prejudicou aqueles que queriam jogar sozinhos (maldita Sheva que gastava minha munição) e ainda temos uma das grandes revelações da geração passada, Dead Space que também foi estragado pelo co op.
      Ainda temos muitos outros pontos negativos, como a diminuição da campanha, um aumento de FPS genéricos loucos pra pegar uma fatia do mercado de Call of Duty e Battlefield além dos multi jogadores desnecessários como os dos jogos Tomb Raider e Bioshock 2, porem há coisas interessantes que favorecem em muito a experiencia solo, como os peões do Dragons Dogma e as criaturas de Spore aonde as criações de outros jogadores são compartilhados entre toda uma comunidade.
    Além claro dos games pensados para o multijogador, como o cod, Battlefield , Left 4 Dead, Bordelands e até o magnifico journey e aqueles jogos quase únicos em que tem uma trabalho tão bem feito que conseguem gerenciar de maneira espetacular os dois modos como Portal 2, The Last of Us e os RTS da Blizzard por exemplo, infelizmente esses são a minoria.
    Devo admitir que em muitos casos o multiplayer tanto competitivo quanto cooperativo são muito divertidos e são essenciais aquela proposta ou simplesmente acabam sendo um pequeno extra muito bem vindo pra alongar um pouco a vida útil do jogo como é o caso desse modo na serie assassins Creed, porem nada substituirá a experiencia single player, a simples experiencia de ser um cavaleiro solitário cavalgando sozinho entre desertos atras de poderosos titãs ou ser a ultima esperança de uma galaxia que luta contra a sua aniquilação, historias talvez roteirizadas pelos produtores mas as experiencias são suas, pois não há milhões de escolhidos que podem matar o dragão, só há você.
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário