quarta-feira, 4 de junho de 2014

Tropas Estelares

Sei que não é um lançamento, mas gosto de dar dicas de filmes antigos, então escolhi como segundo filme clássico para falar ( o primeiro foi Os Goonies ) a sátira militar Tropas Estelares (starship troopers-1997) dirigido pelo gênio Paul Verhoeven. 
Tropas Estelares é uma adaptação de um livro com o mesmo nome escrito por Robert A. Heinlein e conta a historia da guerra entre a Federação e os temíveis Aracnídeos, nada mais nada menos que Zergs insetos gigantes que variam de aranhas alienígenas gigantes à vaga-lumes que disparam bolas de plasma que tem a capacidade de derrubar as naves humanas em orbita, e tudo isso é visto pelos olhos do soldado Juan Rico (Casper Van Dien) que entra para a infantaria móvel com a desculpa de querer conseguir a cidadania mas na verdade é para ficar junto da amiga (Que jogou ele na Friendzone).
Romances a parte o longa conta com uma boa dose de violência, marca registrada de Verhoeven, mostrando que nós sentimos pena dos nossos similares mas indiferentes dos pobres aracnídeos que são igualmente mutilados pela infantaria. Além disso temos a excelente critica política que ao contrario do livro não foca diretamente no fascismo mas sim no nacionalismo em que todo momento é mostrado pelas ações dos soldados que vão voluntariamente para um guerra contra um inimigo letal somente para serem considerados cidadães.
Outro ponto muito interessante são os comerciais de TV, recurso bastante utilizado no Robocop, esse programas mostram um pouco da cultura militarista da federação além de levantar um pouco o questionamento de quem é realmente o verdadeiro vilão do filme.
Mas caso você quer ver um longa cheio de ação e alienígenas explodindo, aqui nós temos isso aos montes, com cenas de ação excelentes e efeitos especiais que poem muitos filmes atuais no chinelo, sem contar a excelente musica tema que fica na cabeça, além de combinar muito bem com o seu clima.
Mesmo o filme parecendo uma bagunça ( grande tática pegar um bando de soldados e fazer eles saírem correndo feito doidos em cima de insetos gigantes) tudo nele se encaixa tanto para seu humor negro, quanto para a critica militarista em que ele se propõe, resumindo, o filme é um grande clássico que merece ser visto por todos, tanto os amantes de uma boa ficção cientifica quanto por aqueles que buscam algo cheio de ação e violência.


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário