terça-feira, 20 de maio de 2014

Um pouco sobre Starcraft- Parte 1

sarah kerrigan no Starcraft 2
O ano de 1997 com certeza foi um ano marcante para os fãs de ficção cientifica com o lançamento do filme Tropas Estelares do diretor Paul Verhoeven, nunca irei esquecer as intensas batalhas contra os Aracnídeos. E para a alegria de todos em 1998 a Blizzard conhecida pela serie de estratégia Warcraft lança para os Pcs Starcraft, um jogo que não somente revolucionaria o mundo dos RTS (Real Time Strategy) mas como o mundo dos games.

O inicio....
Você deve está se perguntando o porque de eu citar Tropas Estelares, a resposta para essa pergunta é simples, a uma clara influencia talvez não do filme mas provavelmente do livro (sim, há um livro) pois logo no início os pobres humanos, aqui chamados de Terrans ou Terranos acham uma raça alienígena desconhecida chamados de Zergs que são uma espécie de insetos gigantes que possuem um único objetivo, consumir e evoluir.
O Protoss Zeratul
Porém dessa vez os humanos são seres insignificantes no meio desse teatro galáctico e sua trama parece algo secundário, e na verdade é, pois o encontro com os zergs foi apenas um acidente, a batalha mesmo ocorre com outra raça, os poderosos e sábios Protoss que fazem de tudo para destruir o enxame Zerg, até mesmo destruir planetas inteiros.
Mas nem por isso a historia dos corajosos Terranos é menos importantes, já que no arco deles  é repleto de conspirações politicas e uma constante luta pela liberdade, chegando a ser até mais interessante que o a linha de historia dos místicos Protoss ou da fúria do enxame.
E nó meio disso que nós somos apresentados por personagens altamente carismáticos como o delegado James Raynor e a Fantasma (um esquadrão especial de soldados que são dotados de poderes mentais, aqui chamados de psionicos) sarah kerrigan, o cruel Mengske, os Protoss Tassadar que busca por justiça a qualquer custo e o enigmático Zeratul,
só para citar alguns.
Starcraft logo teve um expansão ( vocês ainda se lembram de quando ainda eram chamadas assim?) intitulada brood war que continuava a historia original e dava bastante destaque a personagem da Sarah Kerrigan, agora conhecida como a Rainha das laminas, líder de todo o enxame.

O Surgimento de um Fenômeno.
Gameplay
Falei e falei, porém não comentei de um dos fatores mais importantes para a popularidade desse game que é seu balanceamento e facilidade de jogar. Quanto a facilidade eu digo que Starcrft é um jogo fácil de aprender mas extremamente complicado de dominar e principalmente o seu balanceamento entre as raças.
As três raças do jogo são simplesmente únicas em todos os sentidos, não somente estética mas em funcionalidade, como exemplo temos as unidades básicas, os terrans tem os Marines que tem um custo baixo e podem acertar unidades aéreas, já os Protoss possuem os zealots que possuem um escudo de energia e são mais fortes porém custam o dobro de um Marine, já os Zergs tem os zerguilings que são os mais fracos dos 3 porem eles compensam em velocidade tanto de produção quanto de ataque e em grupo eles são fatais (o famoso zerg Rush).
Capa dos jogos.
Todas essas diferenças fazem os jogadores se especializarem em uma só raça, pois todas possuem estratégias singulares e o modo de jogo nunca é igual entre elas, e isso é o mais fantástico, não existe raça melhor que a outra, já que são tão bem balanceadas que ninguém leva vantagem é algo equilibrado.
Tudo isso fez dessa obra prima da Blizzard se tornar um dos mais importantes E-Esportes e virando até esporte nacional na Coreia do Sul aonde até hoje é jogado.
Interessante ver que lá jogadores de Starcraft são tão populares quanto os nosso do mundo do futebol e as empresas investem pesado por lá.
E é logico que com tanto sucesso a Blizzard não iria deixar de investir nesse da qual eu considero a melhor serie de RTS já feita, porém essa historia é para outro dia... GG.  

Esse Zerguiling lhe deseja um ótimo jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário