sábado, 24 de maio de 2014

Um pouco sobre Starcraft- Parte 2

A Rainha das Laminas 
Starcraft já nasceu como um estrela e não parou de crescer, ou como um fenômeno esportivo ou simplesmente como o melhor RTS já feito, então hoje iremos continuar a historia dessa fabulosa saga.

Um projeto que não foi para frente...

Em 2002 a Blizzard decidiu anunciar Starcraft: ghost, só que ao contrario de seus antecessores ele seria um TPS (third person shooter ou tiro em terceira pessoa) porém mais voltado para o sthelf, tipo um Metal Gear Solid ou Splinter Cell, e seria lançado para Gamecube, Xbox e PS2 mas infelizmente o projeto foi encerrado em 2005 e o que faria demorar muitos anos até que a Blizzard voltasse para os consoles.
Nova em imagem de gameplay de Starcraft ghost
Mas como a historia do jogo foi aproveitada tanto no universo expandido quanto no Starcraft 2 eu resolvi comentar um pouco sobre ela. A historia do game iria acompanhar a personagem november terra ou simplesmente Nova é uma fantasma (ghost) da Supremacia Terrana (governo que se instaurou após a queda da Federação) que é enviada em uma missão para descobrir a verdade sobre o projeto "Shadow Blades" que visava aumentar a força dos fantasmas os transformando em Aparições(spectres) para poder combater as forças do enxame.
Mesmo o jogo nunca sendo lançado boa parte do seu enredo e personagens ficaram dentro da cronologia do jogo, como o planeta Char que virou o lar dos Zergs, a personagem Nova o projeto "Shadow Blades" e entre outros elementos.
Eu até hoje eu tenho esperanças que eles lancem esse capitulo da saga.

Muito mais que só games...

Com tanto sucesso era logico que a Blizzard não iria se restringir somente a games e foi ai que ela começou a investir na literatura e lançou livros como Starcraft 2: Flash point, The dark Templar saga e entre outros, porém a maioria não chegou em nossas terras tupiniquins ainda mais por que somente nós últimos dois anos que o publico brasileiro começou a se interessar pela literatura baseada em jogos.
Entre tanto algumas dessas revistas e livros vieram para cá, começando com HQ's estilo mangá e recentemente alguns livros.
As HQ's que saíram foram a "Front Line" ou linha de frente que foi uma serie de 4 volumes que continha em cada um varias mini historias independentes e feitas por diferentes artistas e escritores, porém isso gerava um desequilíbrio, vendo que algumas eram excelentes e outros bem "ruinzinhas" e a outra foi o "Ghost Academy" ou Academia Fantasma que foca no passado da personagem Nova enquanto ela ainda era uma recruta, o interessante era ver a relação dela como outro personagem, Tosh que mais tarde irá virar um aparição e se juntaram aos Saqueadores de Raynore também uma ligação de arcos junto a uma das historias do "Front Line", infelizmente eu só achei a 1° edição e nunca vi as outras duas.
Além das HQ's foi lançado até agora dois livros aqui no Brasil, o primeiro foi o Starcraft 2: flash Point ou Ponto de Impacto que fala um pouco do que aconteceu entre o final do Starcraft 2: Wings of Liberty e do Hert of the Swarm, o outro foi o "Starcraft 2: Heaven's devil" ou Demônios do Paraíso que assim como "Academia Fantasma" conta as origens de Nova esse fala do passado de James Raynor.

A espera valeu a pena ...

Tychus e Raynor 

Depois de muitos anos esperando finalmente em 2010 StarCraft 2 foi Lançado. Com o subtitulo de Wings of Liberty ele se focava somente nós terranos ao contrario dos jogos anteriores em que se jogava com as 3 raças, mas não se preocupem, pois a Blizzard decidiu lançar uma trilogia com cada capitulo focado em uma especie.
A Trama se passa alguns anos depois do final dos evento de Brood War e dessa vez o protagonista e James Raynor que resolve com a ajuda de seu amigo recém liberado da prisão tychus e do comandante da Hyperion Matt horner eles formam os saqueadores de Raynor e tem como objetivo destituir Mengsk do poder, mas claro que como em paralelo há uma guerra entre os Protoss e os Zergs as coisas não seriam muito simples e logo surge um novo inimigo (será os Xel'Naga?) o que leva a uma união inesperada que os leva até Char, o planeta base dos zergs para ter a batalha definitiva contra a Rainha das Laminas.
Cena de Gameplay 
E a evolução não se limitou somente em um avanço gráfico e na continuação da historia, mas mesmo com a mecânica básica ficando inalterada muita coisa mudou, o ritmo do game ficou bem mais rápido, porém essa não foi a mudança meais legal (na campanha), dessa vez você tem como base o Cruzador de Batalha Hyperion, aonde se pode "andar" pelos compartimentos da nave, conversar com a tripulação, visualizar algumas unidades além de fazer upgrades que podem lhe dar uma enorme vantagem no campo de batalha.
Deve está dizendo "Ok, isso foi para campanha, mas e o multplayer?", como dito, a mecânica não mudou muito, porém esse aumento no ritmo, mesmo parecendo pouca coisa, alterou bastante o Multijogador além de unidades novas que deixaram os campos de batalha muito mais interessantes e como a tradição manda, tudo bem balanceado entre todos as raças.

Pelo Enxame...

E foi em 2013 que saiu a segunda parte da trilogia que será starcraft 2, agora com foco no poderoso enxame e com personagem principal Sarah Kerrigan que após os eventos do jogo anterior acaba voltando a forma humana, mas deve voltar a controlar os Zergs para poder enfrentar essa nova ameaça que foi introduzida em Wings of Liberty.
O enredo desse é um pouco mais simples que os anteriores, porém continua bem contada e é até certo ponto mais envolvente por ser uma trama mais pessoal do que os anteriores.
Quanto a sua mecanica pouca coisa mudou, apenas foram introduzidas novas unidades ao multiplayer e no modo campanha é que agora além dos zergs se podia controlar a Sarah em um esquema que funciona ao estilo dos Heróis do Warcraft 3.

O que vem por ai ...

Ainda falta uma expansão para o Starcraft 2 que será chamada de Legacy of the Void, que contará o fim da trama iniciada em Wyngs of Liberty e será jogada com os Protoss, porém ainda não há uma data definida mas com certeza teremos mais livros e HQ vindo e o magnifico modo online desse maravilhoso RTS que por muitos (inclusive eu) é considerado o melhor já feito
Sarah e Raynor



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