terça-feira, 27 de maio de 2014

Uma Princesa de Marte

Eu sei que prometi fazer uma matéria sobre Star Wars e irei fazer, mas antes decidir falar de uma de um livro que foi a inspiração de muitas obras posteriores, como Superman, Avatar e até Star Wars, sim meus amigos, hoje iremos adentrar nas desérticas terras de Barsoom e conhecer um pouco mais sobre o soldado John Carter.
Para começarmos eu aviso que não falarei de toda a serie Barsoom ( que contem um total de 13 livros) porque no Brasil não foram lançados todos, sendo assim eu só li os dois primeiros livros, porém como o primeiro é o mais importante para a cultura pop irei me restringir somente a ele, e não, não falarei daquele filme chato do "John Carter entre dois mundos".
Esse livro foi escrito pelo gênio Edgar Rice Burroughs, criador de um dos personagens mais famosos da literatura e do cinema, Tarzan, e foi lançado em 1917, porém a historia já existia dês de 1912 e havia sido publicada em revistas pulp. A trama conta a historia do ex-soldado John Carter que após ser perseguido por índios e se abrigar dentro de uma misteriosa caverna acaba sendo trasportado para Marte.
Lá ele se descobre com super poderes graças aos efeitos da gravidade menor do planeta, resumindo ele pula mais alto que um grafanhoto e vira o mais forte de Barsoom por causa de sua musculatura adaptada a uma gravidade maior (Isso tudo não lembra alguém?), e agora deve usar esses poderes para fugir desse estranho lugar.
A primeira raça encontrada são os Marcianos Verdes, uma raça gigante que possui  quatro braços e são selvagens amantes da guerra que fazem o pobre do John Carter como prisoneiro e como um grande diário a historia é contada dês dos dias de cativeiro ao momento em que ele conhece a linda princesa Dejah Thoris e por ai vai pelo resto de todos os livros.
Um dos pontos altos do Livro é com certeza é Marte que é chamado de Barsoom pelos nativos, que vai dos grandiosos palácios dos nobres Marcianos Vermelhos às ruínas de cidades de um povo que veio antes do planeta perder sua atmosfera e que agora é habitado pelos selvagens Marcianos verdes e os temíveis macacos Albinos e o misterioso rio Issus.
Tudo lá tem uma historia, tem um motivo ou um ritual e tudo encantador e faz você ler e ler cada vez mais, ainda mais que é uma leitura simples e isso foi algo que me impressionou pois lembra muito a dinâmica dos livros mais modernos ao contrario de outros como Guerra dos Mundos(sim, o filme foi baseado em um livro escrito por H.G. Wells) por exemplo.
Infelizmente tudo isso é perdido quando se trata dos personagens, John Carte é alguém muito chato em que tudo é pela honra ou pelo amor meloso que tem pela Dejah Thoris, além dele ser invencível e em nenhum momento se temer por ele e ainda temos a Dejah Thoris, a personagem com um conceito muito interessante mas que é limitada pela visão do papel feminino da época o que torna um personagem altamente interessante em uma princesinha que deve ser resgatada. 
Porém mesmo com muitas coisas desatualizadas (o planeta Terra é verde?!) e beirando o absurdo é uma excelente aventura que não só criou um universo muito interessante mas também serviu de inspiração para muitos outras que viriam em seguida.               
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário